saquê para cozinha

A bebida fermentada a base de arroz e água, o famoso saquê do Japão, é um mistério e tanto para muitos ainda. São inúmeros tipos e formas de consumo que chega a dar dor de cabeça. haha No post de hoje, vamos divulgar a dica saquê para cozinha ^^ Você pode utilizar o saquê para fazer doces, washoku, mas afinal, qual o saquê certo para uso culinário?

Eu sempre usei o mais barato que encontrava no mercado! Mas, depois de pesquisar um bocado a respeito, vi que o barato nem sempre é o ideal para receitas asiáticas.=P Então vamos a explicação^^

料理酒(Lê-se ryourishu) Saquê para uso culinário no Japão. O saquê para cozinha , com sal e sem sal. 50% dos japoneses, não tem noção da diferença entre um e outro.(Assustador né?? É que nem a gente que não sabe a diferença entre polvilho doce e azedo. haha)

O ryourishu com sal, é muuuito mais barato no mercado japonês porque não é considerado bebida alcóolica. Então, eles recebem o abono do imposto sobre esse tipo de produto. Mas, os especialistas de cozinha, não gostam com sal porque afeta no resultado final do prato em questão. (Com 200 yen você compra de 1L lá. Tipo R$ 6,00 do Brasil.)

O ryourishu sem sal, este sim é o queridinho das donas de casa que estão por dentro da cozinha. haha O ideal para uso culinário pois além de não conter sal, foi desenvolvido propriamente para este fim. Ele aumenta em 20 a 30% a qualidade do sabor da comida e não tem problema com misturas muito ácidas como acontece com seishu ou nihonshu. (Os mais baratos 1000 yen. Dá uns 35 reais aqui no Brasil.)

清酒(Lê-se seishu) ou 日本酒(Lê-se Nihonshu) que são as mesmas coisas, é aquele saquê puro sem acréscimo de sal e demais itens que não prestam para beber. Os profissionais top de cozinha usam este. Porém, se você não tem familiaridade com os temperos japoneses, dependendo da acidez do prato, o sabor da comida pode não dar certo. Por isso que recomendamos o uso do ryourishu sem sal =)

Mas aí fica a pergunta. Por que japonês usa saquê na comida?? E a Tempero de Obaachan responde ^^ O saquê tem a função de tirar o cheiro ruim do peixe, carne e etc. Neste caso, usa-se no início da preparação da comida. Já se for para dar aroma no prato, é usado no final para que o cheirinho do saquê permaneça. Ou, usado também para aumentar o “umami” palavra japonesa que significa o equilíbrio entre doçura, acidez, sal, sabor e amargura.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here