Livraria Tayo

Meu gosto pela leitura começou pelo mangá. Depois passei a ler outros gêneros de escrita. Fui tão fã de anime e mangá na minha pré-adolescência que chegava a ir em evento de cosplay e dos otakus… (Isso nos anos 95 para cima no Japão.) Adorava ficar em livraria de mangá usado que cativava o cliente a ler gratuitamente no estabelecimento por horas. Vocês me imaginariam com 12 anos numa livraria de 9h as 16h sem comer lendo mangá? Eu ficava! Sim, não era enxotada da loja por tatiyomi, termo japonês para “ler em pé”. Mesmo indo todos os dias durante as férias de verão.

Curiosidade >> Nas livrarias do Japão, existem cartazes fixados escrito, proibido leitura em pé. Ou, nos recusamos leitura de cliente em pé. Aqui no Brasil nunca vi disso! Ponto pro Brasil=)

Pois bem, meus pais resolvem retornar para cá, Brasil nos anos de 2000. Eu e minha irmã com o coração despedaçado de saudade do Nihon e mangá para ler…. Sentia tanta falta de livraria do Nihon que chegava a sonhar com a continuação de capítulos que fiquei sem o desfecho.(Acho que até hoje! No sonho nunca consigo abrir o HQ como pode???)

O dilema da hora era, onde encontraríamos histórias em quadrinhos japonês aqui no Brasil sendo duas pré-adolescentes??? A solução veio pela amiga da mamãe que mora no Japão. Ela nos enviava mensalmente um comic que compartilhávamos pelo gosto. Ficávamos felicíssimas quando chegava aquele pacote pelo correio! Até hoje não esqueço, e aproveito o momento para agradecer por aqui, para dizer que você, Neusa, fostes uma fada madrinha em nossa vida naquela época! Como nos sentimos agradecidas pela gentileza e carinho=) Muito obrigadaaaaa!!!!!

Porque estou contando essa história mexicana de minha infância? Gente, dei muita volta. Desculpa, haha. Era só para mostrar a dificuldade que era conseguir um livro do Japão aqui no Brasil na época.

Agora vem o conteúdo deste post. Desde 1949, não sabíamos porque morávamos no Rio, mas em SP já existia a pleno vapor a Livraria Sol ou Livraria Tayo na Liberdade/SP.

Este estabelecimento, que oferece livros de diversos gêneros do Japão, é um colírio nos olhos para mim. Vende até magazines semanais e mensais de lá! (Pensamentos meus: Ah, queria ser funcionária do local só para tirar casquinha dos livros…hehehe)

Para aqueles que não conhecem fica a dica aqui! Você encontra livros, revistas, mangá original/traduzidos, material escolar e material de artes made in japan. A encomenda de livro pode levar até três meses para chegar se pedir a importação, ou você pode optar por compra via aérea. Sai mais caro, mas chega rápido.

O endereço é, Praça da Liberdade, 153 – São Paulo

Telefone:(11) 3208-6588




1 COMENTÁRIO

  1. Amei o texto! Saber um pouco sobre o Japão e suas experiências lá…muito legal! Com certeza estarei visitando o site sempre que puder para aprender com você sobre a sua terrinha, como você diz. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here