Pastelaria Yoka

Na famosa rua dos Estudantes, Liberdade/SP, você encontra a Pastelaria Yoka. Sua atividade no bairro japonês, atinge mais de 20 anos. Olhando por fora do estabelecimento, você observa as plaquinhas de premiações que a lanchonete recebeu por mérito mais que merecido. São 18 anos consecutivos como melhor pastel de SP pela revista Veja, e aparições em programas de TV do NHK, Band, TV Gazeta, Rede Tv e CBN rádio.

A primeira vista, a lanchonete parece bem apertadinha. A intenção de lanchar na Yoka, foi só para tapear a fome e poder jantar na Liba.

Nada contra pastel. Eu gosto. Mas penso e reluto à ideia de comer pastel na Liberdade, gente. Na minha cabeça, pastel se come em qualquer lugar de SP, ou do Brasil. Se estamos no famoso bairro oriental, deveríamos procurar um lanche tipicamente asiático para ser feliz, certo? Entretanto, alguém tem a brilhante ideia de comer pastel na Liba. Quem? Marido…. -_-

Meu estômago é pequeno. Já foi grande na adolescência, e na época, sonhava em comer o mundo se pudesse. =P Porém, a gente envelhece e atinge os 30 e poucos anos, o ritmo de comer é outro, e o exagero traz consequências drásticas para nossa saúde. Selecionar bem o que comer, virou mania minha. No fim, após uma batalha mental de come ou não come pastel, protestei um pouco, mas, acabamos entrando na lanchonete.

Eles possuem dois pisos para lanchar no estabelecimento. O primeiro piso, parece mais uma pastelaria comum das cidades. (Talvez isso que não me atraiu de cara.hehe) Na subida da escada, você é recepcionado pelo Sr. Yoka, o proprietário. Tentamos uma foto com ele para o blog, mas ele não quis tirar. haha  O segundo piso, tem uma decoração mais asiática. As janelinhas são de madeira, estilo casa antiga ou templo do Japão. É apertadinho também, entretanto, simples, e reservado.

O atendimento é ligeiro. O problema é a variedade do cardápio. São sabores mais sabores de pastel, e salgados de todos os tipos. (Oh dúvida cruel…) O preço é a partir de R$ 7,00. Atenção: Eles só aceitam dinheiro, vale refeição ou débito.

Um geral do cardápio:

Esfihas: Carne, queijo, escarola, bauru, palmito, frango com catupiry e berinjela.

Salgados: Kibe, bolinho de carne, coxinha, bolinho de bacalhau, camarão, empada de frango, camarão e palmito.

Pastel Simples: Carne, queijo minas, frango e palmito.

Pastel Mistos: pizza, escarola com queijo, milho com queijo, palmito com atum, palmito com milho, carne com milho, carne com queijo, frango com catupiry, calabresa com catupiry, carne seca e japonês.

Pastel Especial: Palmito com camarão, bacalhau e carne com ovo.

OBS: Esse carne com ovo me deu água na boca. Eles conseguem fazer um ovo poche dentro do pastel.

O pastel mais japa para lá de diferente, é de shiitake com queijo de soja, kamaboko e cebolinha. Só que, não me atrevi a provar essa novidade. (Queijo de soja só no ague pra mim.) Acabamos optando em pedir o tradicional pastel deles. O meu no sabor creme de palmito com azeitona e camarão, do marido, carne seca com queijo.

Gostei do salgado!(<- Reparem na exclamação.) Bastante recheio e massa bem leve. O diferencial da massa deles é que são todas feitas com receitas de processos artesanais. Realmente vale todos os prêmios conquistados. É muito gostoso. Não é uma massa pesada e salgada como tenho experimentado de outros lugares. O creme de palmito que nada mais é, molho branco com palmito, não se mistura com os camarões ao molho de tomate e azeitona. (Olha que surpresa, achei camarões inteiros no pastel haha. Coisa rara hoje em dia nas demais pastelarias.) Este foi R$ 16,00.

Ouvi a vizinhança de mesa elogiando bastante a esfiha, e os bolinhos. Fiquei com vontade mas fiz um gaman! (aguentar firme) Precisava deixar espaço para nossa janta. ^^



 

A funcionária informou que, muitos clientes acabam comprando os salgados congelados para viagens internacionais. Como chega ao destino dependendo da viagem é um mistério para mim. Já pensou ao Japão? Acima de 30 horas de viagem! Nem caixa de isopor aguenta. hehe

Eles recebem encomenda para festas, e pelo que vi, o tamanho dos mini salgadinhos, é bem generoso.(Apetitoso tb =P) A lanchonete disponibiliza aos clientes, o guia com estes mini salgados e um informativo com valores nutricionais de todos produtos com alerta a ingredientes que podem causar alergia. Achei legal essa preocupação da Yoka em ter uma tabela nutricional de seus salgados. Nunca vi até o momento pastelaria oferecendo isso.

A única coisa que senti falta foi de pastel assado. Estamos na era do colesterol alto. Gente infartando com triglicerídeos no pico. Se tivesse essa opção, teria pedido. Aqui em casa(na nossa residência, não na rua), pastel só se for no air fryer.=P

Todos os salgados do Yoka, são de fabricação própria, e sabe onde eles fazem? No próprio prédio que tem a lanchonete. São três andares só para a produção, segundo a atendente. Por isso sempre tem salgados fresquinhos, a disposição dos clientes.

O lanche rápido do Yoka valeu a pena e muito! (Vale 5 estrelinhas!) Quero repetir com certeza=) Isso foi um aprendizado. Preciso levar em consideração as sugestões de marido.=P

Segue abaixo o endereço para quem quiser conhecer a pastelaria Yoka e saborear um pastel leve e gostoso.

Endereço: Rua dos Estudantes, 37 Liberdade-SP

Atendimento a partir de 8h30 todos os dias.

OBS: As informações acima podem ser alteradas a qualquer momento.

 




DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here