Takoyaki kaizen

Hoje tem dica do takoyaki kaizen =)

Takoyaki a grosso modo é: Bolinho de polvo assado, com uma massa parecida de panqueca, feito no aparelho próprio para esse lanche(Tipo uma chapa com vários buracos). Traduzindo o bom japonês, tako(polvo) yaki(assado) sem mistérios.

Imagem retirada de eonet
Aparelho para fazer takoyaki – imagem retirada de seesa

OBS: No wikipedia e alguns blogs que falam sobre o takoyaki, vocês verão uma tradução equivocada. Eles escrevem que Yaki, quer dizer grelhado ou frito. Mas não, o significado correto de Yaki, é assado.

Ela surgiu no japão, em Osaka, na região de Kansai. Não vou entrar em detalhe na história do takoyaki porque acho mais legal é vocês conhecerem suas variações pelas províncias japonesas e demais países da Ásia.

O boom do Takoyaki foi em Yatai, barraquinhas de omatsuri(festivais) e depois o negócio foi sendo gourmetizado, a ponto de existir restaurante famoso só nos bolinhos de polvo. Mas, no Japão é comum você encontrar famílias fazendo esse lanchinho nas suas residências também. (É vendido bem barato o aparelho elétrico do takoyaki lá.)

Exemplo de Yatai – Imagem retirada de Billy Miniature Japanese street
Aparelho residencial de takoyaki – Preço 980 yen(Deve dar uns R$ 40,00) – imagem retirada de rakuten

Em Osaka, o povo gosta mais da massa do takoyaki pronto, mole por dentro e por fora. Já na região de Nagoya, o que vende bem, é com a casquinha de fora crocante. Em outras regiões, importa a quantidade de ovo, recheio e tempero(molho) que vai por cima. A arte do takoyaki é muito interessante de província a província. Nos demais países da Ásia, o takoyaki teve uma ótima aceitação. Mas foi modificado em alguns. São eles:

Taiwan: Eles utilizam um molho de wasabi sobre o takoyaki, e é mais adocicado.

Takoyaki de Taiwan – imagem retirada de global treeks

Indonésia: Fora o polvo, usam como recheio, salmão, queijo e outras misturas.

Takoyaki de Indonesia – imagem retirada de wn

Aqui no Brasil, você pode encontrar o takoyaki em barrquinhas de festivais japoneses ou em casas especializadas de comida japonesa.

Na Liberdade/SP, indico o Takoyaki Kaizen , lojinha casada com uma mini cozinha que vende o takoyaki mais famoso da região. Você vai ver duas obaachan fazendo takoyaki o dia todo pra gente. Quando vi, fiquei com água na boca. Apesar de não ser fã de tako. =P Perguntei se elas faziam de outros sabores, e disse que sim, mas somente no meio da semana. O movimento sábado e domingo pelo que entendi, é muito forte. Então, é priorizado o sabor tradicional, polvo. De segunda a sexta, você pode saborear o de camarão e queijo. (Uhmm meu sabor favorito, camarão.) Nesse caso, acho que seria ebiyaki(camarão) e cheeseyaki(queijo), a nomenclatura certa.

Ebi(Camarão) Yaki(Assado)

Cheese(Queijo) Yaki(Assado)

No Takoyaki Kaizen , depois do takoyaki pronto, joga-se um tarê(molho) e um pó verde que é o nori temperado, fica lindoo. Igual dos animes e de dorama japonês que a gente assiste.

As obaachans já apareceram no SBT, Jornal nacional e até no NHK do Japão! São famosas internacionalmente.=P Vale pedir um autógrafo haha. (Se pedir, capaz das obaachans falar, baka neee. XD)

 

kaizen

Quem quiser experimentar o takoyaki das obaachans, o endereço é:

R. Galvão Bueno, 270 – Liberdade, São Paulo – SP, 01506-000

Valor: R$ 12,00 =)

OBS: As informações acima podem ser alteradas a qualquer momento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here