receita meronpan

Os pães do Japão são lindos e deliciosos! A terra do arroz, é capaz de fazer maravilhas como os franceses ou até melhor em termo de criatividade em suas cozinhas. Hoje mostraremos a receita meronpan ^^ O pãozinho no formato de melão japonês com casquinha de biscoito sobre. Fiz vários testes e essa receita foi o que ficou melhor!

Ingredientes :

Massa do pão

  • 1 xícara e 1/4 de Farinha de trigo (150 g)
  • 3 colheres sopa açúcar (30 g)
  • 1 colher leite em pó
  • 2 a 3 colheres de ovo batido (1/3 do ovo)
  • 1/2 colher de chá fermento de pão
  • 4 colheres de manteiga (30 g)
  • 1/3 xícara de água morna (60 ml)

Massa do biscoito

  • 4 colheres de manteiga (30 g)
  • 6 colheres açúcar (60 g)
  • 1/3 ovo batido
  • 1 xícara de farinha de trigo sem 1 dedo da medida (100 g)
  • 3 gotas de essência de baunilha

Modo de fazer a receita meronpan :

Primeiro a massa de biscoito: Bata a manteiga com açúcar até ficar branco. depois acrescente a quantidade do ovo em 2 ou 3 partes para encorpar. Junte a farinha e três gostas de baunilha. Na hora da farinha, use as pontas do dedo para não derreter a manteiga. Depois que ficar homogêneo, coloque dentro de um saco plástico, deixe na geladeira por 10 minutos, retire e passe um rolo por cima do plástico para fazer uma massa mais fina de biscoito. Espessura 3 a 4 milímetros e de volta a geladeira.

Segundo passo a massa do pão:  Junte a água com fermento e espere fermentar. Reserve. Numa bacia, bata a manteiga com açúcar novamente, junte em partes o ovo, acrescente o leite em pó, farinha de trigo e a água reservada. Sove na máquina de pão(melhor opção) ou se não tiver na munheca mesmo. Pede ajuda do marido, pai nessas horas se você é fraquinha que nem eu. haha A massa precisa ficar lisinha da silva. Aí, você põe a massa para descansar e espera dobrar de volume.

Dica da Obaachan :Esse mês eu fiz levou quase 3h pra dobrar por causa do frio. Então depende onde você está. Tem gente que liga o forno aquece um pouco para dobrar mais rápido.

Depois, separe a massa em 6 a 7 bolinhas em cima já de uma forma untada. Pegue a massa de biscoito da geladeira(Espere 5 minutos porque a massa está bem durinha a essa altura do campeonato.) e corte quadradinhos que cubra as bolinhas só em cima.

Depois de coberto, use o lado contrário da faca de serrinha ou uma régua, para fazer os risquinhos do melão.

São três riscos na horizontal e diagonal. Salpique açúcar cristal sobre e espere dobrar de volume de novo. Quando isso acontecer, leve ao forno por 15 a 20 minutos até dourar em cima.

Antes de dobrar de volume
Depois que dobra

Esse ficou muito bom. Espero que vocês acertem também ^^ Fazer pão é uma alquimia pra mim. haha

Por dentro, ficou macio. Eu fiz na mão. Já pensou na máquina de pão??

Dica da Obaachan : Se você tiver máquina de fazer pão, sova a massa como bumbum de bebê nela. É a melhor opção para a massa ficar tão fofinha como aquela do Japão. Se não tiver, força no braço. É bem mais difícil chegar no ponto daquela massa fua fua. É muito tempo sovando, eu não tenho paciência =(

As medidas são exatas, nem mais nem menos. O problema da xícara e colher é que cada um tem um tamanho. Se tiver balança melhor. Se não pode dar zebra^^


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here